quinta-feira, 28 de março de 2013

13 de março - San Pedro de Atacama

Hoje fizemos o passeio aos Geisers del Tatio e ao Salar de Atacama. 
Para os Geisers, contratamos um passeio em uma agência. Fechamos uma Van e às 04:45 horas estávamos a caminho. São cerca de 80 km de estrada de terra, com trechos em excelente estado e trechos com muitas costelas que quase desmontam os veículos!
 Chegamos ao local  um pouco antes do nascer do sol. A temperatura estava a - 9 graus!!  Isto mesmo! 9 graus negativos! Coisa de louco!!  A sorte é que estava sem vento!! Poupo a pouco o sol foi nascendo e por incrível que pareça, a temperatura baixou ainda mais, alcançando 10 graus negativos!! Cassia sentiu muito os efeitos da altitude ( 4200 metros) ficou bastante enjoada. O segredo é  comer muito pouco na noite anterior.
  Os geisers são incríveis e é necessário chegar cedo para ver os efeitos da água aquecida. O parque tem uma boa estrutura, com banheiros, trocador de roupa para que quiser se aventurar a tomar banho em uma piscina natural, com águas a 38 graus!!  Vários integrantes do grupo experimentaram o mergulho. Tomamos café no local,  levados pelo motorista da Van do nosso passeio. Por volta das 09:30 iniciamos o retorno. Passamos por vário lugares, destacando a Aldeia Machuca, dos índios da região. Vendem lembranças e churrasquinhos e pasteis. Claro, de carne de Lhama!  Muito gostoso por sinal!
A tarde fomos conhecer uma das  inúmeras lagunas que o Salar de Atacama  possui. Para seu acesso pegamos um trecho de estrada de terra de uns 10 km e nos deparamos com um trecho de uns 800 metros de areia muito fofa. Na  chegada ao local eu e Luci acabamos indo ao chão, pois segurar a VStrom com garupa, na areia fofa, missão impossível! Mais uma vídeo cassetada do que uma queda. Eu já estava praticamente parando a moto!! E a areia fofa não nos permitiu machucar nem estragar a moto!. A turma que estava no passeio ( André, Vampre e Falcão) desistiram de continuar e resolveram voltar para o hotel. Kiko, que estava de carro, acabou chegando às Lagunas de CEDAR, junto com Barro, Thamara e Tuca. 
Daniel deixou a Flavinha junto com o grupo e foi fazer um reconhecimento da estrada. Retornou dizendo que valia a pena sim! Nesta hora, ao reduzir a velocidade da moto, também acabou deitando na areia! Faz parte!!
 Eu não iria voltar para o Brasil sem ver esta laguna! Coloquei uma primeira, com os dois pés no chão, fui devagar tocando a VStrom. Uns 500 metros adiante o chão voltou a ser firme! 
 Chegamos à Laguna e realmente vale a pena conhece-las. Haviam várias pessoas se banhando e o interessante é que o corpo não afunda, em função da densidade alcalina. A água, embora cristalina, é extremamente salgada. 
  Tiramos nossas fotos e retornamos para o hotel. No dia seguinte iniciaríamos o regresso.
 A noite acabamos que não fizemos o Tour pelas Estrelas, um passeio que se estenderia até as 22 horas. Iria complicar nossa agenda.
 Aproveitamos para passear pela cidade e comprar pequenas lembranças. 








Temperatura de 6 graus negativos!!  Depois baixou para -10ºC!!!






Turma tomando o café da manhã!















Carne de Lhama

























Um comentário: